quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

NEPOTISMO



É proibido homenagear parentes
em prédios públicos.
“Todo ato administrativo deve sempre ter como objetivo certo e inafastável o interesse público. O princípio da impessoalidade, que rege a Administração Pública, veda a prática de ato sem interesse para a coletividade ou conveniência para a Administração, visando unicamente a satisfazer interesses privados. De fato, por mais nobres que possam ser as intenções, o administrador não pode se servir dos bens públicos que lhe são confiados para promover ou homenagear alguém que o ordenamento jurídico vigente expressamente veda”. Olha a prova do crime: (Foto)

NEPOTISMO NO SERVIÇO PÚBLICO É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
A contratação ou nomeação de parentes é um golpe contra o regime republicano adotado pelo Estado brasileiro (CF, art.1º), que exige uma gestão fundada na impessoalidade, pois transforma as coisas públicas numa espécie de propriedade privada.
Com a extinção da monarquia, decretou-se o fim do governo hereditário e dos títulos concedidos por liberalidade do governante. Fere o regime democrático (CF, art.1º) e o princípio da igualdade (CF, art.5º) porque converte a administração pública em domínio de grupos familiares ou de compadres, restringindo o livre acesso aos cargos públicos. Afronta o princípio da moralidade, porque propicia o enriquecimento da família do governante em um Estado constituído por uma imensa população de desempregados e miseráveis. Contraria o princípio da eficiência, porque ao invés da escolha recair na pessoa mais qualificada em benefício do interesse público, acaba relevando a incompetência em nome da relação consangüínea ou de afinidade, em prejuízo do Estado. Por tudo isso, ofende, sobretudo, o princípio da legalidade (CF, art.37).
A verdade é que os governantes não querem se submeter à ordem jurídica no que se refere à contratação de pessoas e empresas. Querem contratar amigos, parentes e cabos eleitorais. Por isso recusam teimosamente a aplicação dos princípios do concurso público.
Se a prática do nepotismo no serviço público afronta aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência, caracteriza, por conseqüência, ato de improbidade, que pode acarretar ao agente responsável a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos, sem prejuízo do ressarcimento dos danos (CF, art.37, §4º; Lei 8.429/92, arts.11 e 12, III).
Em senador Canedo, a sobrinha da primeira dama Srª Cristiane Catanhede é contratada da Prefeitura dentre outros, promotor é só procurar no departamento de pessoal, pois muitos são fantasmas.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Opressão de pobres, e a perversão violenta do direito e da justiça,

Se vires em alguma província opressão de pobres, e a perversão violenta do direito e da justiça, não te maravilhes de semelhante caso, pois, quem está altamente colocado tem superior que o vigia; e há mais altos ainda sobre eles. ” Eclesiastes 5: 8.
É constrangedor ver o que vem acontecendo com a comunidade de algumas cidades, onde os prefeitos são ditadores, e governam para si mesmos. Nestas cidades, a população é vítima da soberba, da arrogância, da avareza exacerbada. É incrível como os serviços básicos, que dever ser prestados à comunidade, como saúde, educação, cultura, moradia, segurança, nada disso é prestado á comunidade, ou se há algum, é prestado, é de forma ineficiente. (Art. 137 CF.)
Há prefeitos que resolvem se comportar como um rei, um faraó, não conhece a Constituição Federal, vive como se instaurasse a própria lei no município, se cerca das piores pessoas, corruptíveis, sem ética e sem compromisso com a cidade. Um exemplo disso é que eles se metem em tudo o que é eleição nos municípios, demonstrando que são descontrolados, desestruturados; é como se todo dia fosse dia das eleições; se metem em eleição dos Conselhos existentes nestes municípios, se metem nas eleições do conselho tutelar, eleições de Associações de moradores, eleições de diretores e eleições de sindicatos, como verdadeiros desesperados, eles colocam toda a máquina administrativa para trabalhar para que a chapa “deles”, ou para que as chapas que eles apoiem, ganhem a todo custo. Desesperadamente estes, não tem a grandeza da diplomacia, não servem á democracia, não sabem dialogar, ou negociar com quem quer que seja. Não administra para o todo, para o bem comum, mais unicamente para si mesmos. Com este afã eles arregimentam todo o tipo de pilantras, para servi-los, sem vontade própria, de caráter duvidoso. Eles também lançam mão da chantagem e da compra de votos, quando acham necessário. Eles olham é vê todos á sua frente, como se fossem inimigos, jogam com as pessoas e as tratam como suas inimigas, mesmo que estas pessoas sejam de paz e não queiram ser inimigas de ninguém, e ainda por cima, muitos se dizem “cristão”. Considero-os miseráveis, desestruturados, e passam uma péssima imagem para as pessoas de bem, passam uma péssima imagem aos jovens, que com seus anseios, por paz, por justiça, por cultura, educação e igualdade, são jogados de lados, nestes municípios. Causam um mal tremendo as futuras gerações, com esta sua arrogância desesperada; se esse homem, fosse nobre de caráter, governaria para o povo como um todo, administraria o dinheiro do povo, para o benefício deste mesmo povo, trabalhadores, honestos, que em sua maioria tem que trabalhar em Goiânia, enfrentando ônibus lotados, seus filhos, são deixados, o dias todo sozinhos e sem atividades, para conviverem com as drogas que assolam estes municípios. Estes homens, desequilibrados, não respeitam o povo destes municípios, eles pensam que todos estão á venda, porque os imbecis que os cercam com bajulações e corrupções idiotas, os fazem pensar, que o restante dos moradores, também são assim.
Deus deve olhar pra esses homens e executará justiça com certeza, pois está escrito: “a quem muito é dado, muito lhe será requerido.”, pois, estes miseráveis, ficam a maior parte do tempo do seu mandato, ouvindo a bajuladores, que vendem até a própria mãe para garantirem um empreguinho. Quando eles não consegue que seus súditos obedeçam por subserviência , eles lançam mão da chantagem e da corrupção para conseguir seus intentos. Chamam INOVAÇAO, uma cultura antiga, que é a compra de sindicatos, isto é pelegar. Compram pessoas por favores pessoais, e isto não tem nada de imovação. Desde quando pelegar, ou prostituir funcionários corruptos é inovar? O que há de inovação nisso? Isto nada mais é que outra cultura antiga chamada corrupção. Colocar funcionários das prefeituras na porta dos sindicatos, comprarem meia dúzias de iguais para comporem chapas pelegas?, isso é inovar?
Agora, eu me atrevo a fazer um questionamento, o que esses coitados ganha ou lucra com isto? o que eles pensam que fazem com estes chantageados “funcionários públicos”? Muitos ignorantes, que não sabem que são funcionários públicos e não meros lacaios do faraó? O que podemos pensar destes. E o futuro destes municípios, que têm, a compra de votos e as fraudes instituída, oficialmente? E o cidadão comum? Que precisam dos serviços públicos, que em todas as secretarias e departamentos servem tão somente aos apadrinhados? O demônio vem fazendo isso á milênios.
E se formos ainda pensar, na vaidade exacerbada destes “emergentes”, que nunca viram tanto dinheiro, e nunca tiveram tanto poder, nunca se sentiram tão á vontade para darem vazão ás suas pavonisses, seus disparates, que chegam a serem ridículos? total falta de respeito ao tratar do que é publico?
Vamos assistir nas próximas eleições, como vimos nas passadas, carros de prefeituras carregando eleitores, a máquina administrativa a serviço da arrogância e da soberba? Os corruptos crescendo em detrimentos dos jovens, das crianças e dos trabalhadores dos municípios que estão totalmente desamparados? Vamos assistir a showmícios “evangélicos”, pago com dinheiro público? vamos assistir as Chicas da Silva, tresloucadas nas reuniões de pais e mestres nas escolas, nas reuniões com gestantes, nos postos de saúde, fazendo campanhas extemporâneas, em todos os lugares públicos, com a maquina pública, sem nenhum escrúpulo?
As pessoas de bem, não tem empregos nestas cidades. Não tem empregos nas prefeituras. Áreas públicas são “distribuídas’ de forma exageradas entre os amigos dos ditadores. E os vereadores? onde estão estes? que em véspera das eleições ficam rondando as nossas casas e depois que conseguem o que querem, se vendem e nem sequer ficamos sabendo deles ou podemos contar com eles.
Deus é grande, Deus é o Senhor dos exércitos, e tenho certeza absoluta que se o povo levantar um clamor por justiça, levantar um clamor para que, tudo que esteja oculto, nestes municípios venham a ser revelado, mascaras cairão, e com certeza a Policia Federal terá muito trabalho nestaS Cidade.

...eles privam da justiça os necessitados, e retiram o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Isaias 10: 2.

Carmelita Gomes - Senador Canedo - Goiás

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Justiça no Reino de Deus


NESTE DIA 08 DE DEZEMBRO COMEMORAMOS
O DIA DA JUSTIÇA E O DIA DA BIBLIA

“ _ Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo; Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. I JOAO 3: 7 e 3 10:

A palavra justiça tem várias aplicações. Vamos destacar dois sentidos deste termo que consideramos de grande relevância: Justiça significa retidão, ou seja, característica de algo que corresponde ao padrão.
Por exemplo: O que é uma "roupa justa"? É aquela que tem a medida exata. Não falta tecido, nem sobra. Nesse caso, o corpo é o padrão, ou modelo. A justiça diante de Deus é viver de acordo com a vontade dele, sem sobrar nem faltar. Difícil, não é? Entretanto, este é o nosso alvo. Devemos viver buscando "em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça".
(Mt 6.33). Devemos estar sempre buscando agir da melhor forma possível, sem jamais desistir. Nunca devemos achar que o pecado seja uma coisa normal e aceitável.
Outro sentido da palavra justiça é: dar a cada um, o que, por direito, lhe cabe. É o que Jesus mandou: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". (Mt. 22.21). Justiça é dar a cada pessoa a recompensa devida pelos seus atos, sejam eles bons ou maus. Recompensar alguém pelos seus atos bons é algo que todos podem fazer (mas raramente fazem). Por outro lado, retribuir a alguém pelos seus atos maus pode ter ainda outros nomes: disciplina, castigo, ou vingança.
Em se tratando de convívio social, estamos impedidos, pelas leis civis, de exercer esse tipo de justiça. Esta é uma das principais funções do Estado através do Poder Judiciário.
No âmbito espiritual, esse tipo de justiça é exercido por Deus. Hoje, Sua justiça se manifesta através das conseqüências, boas ou más, que recebemos por nossas ações.
NÓS, QUE CREMOS EM JESUS, ACREDITAMOS QUE: DEUS NOS JUSTIFICOU, ele fez justiça por nós, quando sacrificou o seu único filho na cruz, ele foi oferecido para ser sacrificado em nosso lugar, e todo aquele que crê em Jesus é livre. “Pois se o filho nos libertou, verdadeiramente somos livres.” Livres para seguir unicamente a Jesus Cristo.
Que neste dia, em que comemoramos o dia da justiça e o dia da Bíblia, tomemos a decisão de conhecer mais a nossa Constituição Federal, para fazer valer os nossos direitos, tão negligenciados e também fazer da Bíblia o nosso guia a ser seguido, com isso verdadeiramente nos tornaremos cidadãos íntegros, nos renderemos somente a Deus. E não seremos mais omisso diante das injustiças dos homens.

Carmelita Gomes - carmelgomes@hotmail.com

domingo, 6 de dezembro de 2009

VIVA ZUMBI DOS PALMARES – VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Há 307 anos, o líder Zumbi do quilombo dos Palmares morria, dias depois de uma investida de nove mil homens comandados por Domingos Jorge Velho(bandeirante) ter atacado o lugar. Eles foram enviados com o único intuito de destruir o reduto não só de negros, mas também de índios e brancos pobres que, desde o seu surgimento em 1596, ousava ser autônomo e existir quase como um Estado livre e autônomo em pleno Brasil colonial das capitanias hereditárias. Zumbi morreu mais especificamente no dia 20 de novembro de 1695, traído por um de seus comandados, após ter conseguido se refugiar e escapar às tropas de Domingos Jorge Velho.

Ele entrava na História para, aproximadamente três séculos depois, o dia de sua morte ser resgatado pelo movimento negro e considerado - pelo exemplo de orgulho e força negra que Zumbi protagonizou - a data mais adequada para celebrar a consciência de pertencer a esta raça.

Embora o censo de 2000 mostre números indicando que a população negra ou parda é de pouco mais de 76 milhões dentre os quase 179 milhões do total da população, sabemos, pelo que vemos nas ruas e no dia-a-dia, que existem muito mais do que isso. Negra. Pela falta de valorização sistemática e histórica, grande parte da população afro-brasileira não enxerga com freqüência sua riqueza criativa, estética e intelectual. Daí a necessidade ainda mais clara de se celebrar a consciência negra.

Mas que consciência é essa? Como a população afro-descendente se vê, se pensa e constrói a consciência sobre si própria? Quais são as ferramentas e estratégias usadas pelas organizações que trabalham pela afirmação do orgulho negro?

Em termos gerais, as pessoas que militam nesta área concordam que as medidas de açães afirmativas são o principal instrumento de luta, para a população negra se afirmar e garantir seus direitos. Isso inclui práticas como a reserva de cotas na educação superior, nas manifestações da indústria cultural, no mercado de trabalho etc. A insistência nessa tecla das políticas de cotas é, segundo a maioria dos integrantes de instituição do Movimento Negro, um dos únicos modos vistos como eficientes. Como nós do define Ivanir dos Santos, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), "elas são um mal necessário, pois, ao mesmo tempo em que expõem a vergonha social do país, obrigam a sociedade a separar um espaço específico para o negro".

Porém, não se pode e não se deve resumir a afirmação da população afro-brasileira a cotas. Ela passa por muitos outros fatores e por processos situados muito mais nas pessoas e na conscientização individual do que em órgãos públicos ou instituições de ensino. Ivan Costa Lima, do catarinense Núcleo de Estudos Negros (NEN), resume o que envolve o processo de formação da consciência negra: "Só a política de cotas não dá conta. É necessário atacar outras frentes, desconstruir esse processo histórico, mostrar que a democracia racial não existe, recuperar a trajetória do negro e contar a História do modo certo."

Educar para uma consciência negra, no entanto, não quer dizer só mudar os livros escolares. Significa formar o pensamento da população brasileira, cuja imensa maioria usa a mídia televisiva como principal fonte de informação. Levando isto em conta, a maior presença do negro na TV é também uma forma de formar consciências. De acordo com D'Adesky, que também faz parte do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), "de três anos para cá houve uma mudança, com maior presença de atores negros na propaganda. É um processo lento, ainda precisa haver mais participação de negros e negras em novelas, séries e outras produções televisivas, em papes de destaque".

Outra área – aliás, extremamente ligada à Educação - fundamental para a persistência do orgulho de ser negro é a Cultura. Tradicionalmente, as manifestações culturais negras têm sido o que mantém acesa a chama da identidade da raça negra. São elas talvez as principais responsáveis por manter essa essência, passando de gerações a gerações, não permitindo que caísse no esquecimento ou que fosse totalmente atropelada pela cultura pasteurizada ocidental. Um exemplo claro é o do Grupo Cultural Jongo da Serrinha (GCJS). A organização foi fundada há aproximadamente cinco anos,na Serrinha, em Madureira-RJ, porém nasceu de um movimento que já tinha 35 anos no local: o ensino do congo, dança criada e praticada pelos escravos, para crianças e adolescentes.

A afirmação negra e o exercício da cidadania, no entanto, também estão muito ligados à garantia e cobrança de direitos. Para isso, existem organizações como o Ceap e a Criola, o MNU, que lutam pela formulação de políticas públicas e para dar visibilidade às demandas dos indíviduos da raça negra. O programa jurídico do Ceap-RJ, dá orientações legais a vítimas de preconceito racial e tem atendido cada vez mais gente. No Brasil temos a SUPPIR que é a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, no Governo de Goiás contamos com a SEMHIRA – Secretaria da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial, em nossa cidade temos o Movimento Afro de Senador Canedo e ainda a Comissão Permanente de Promoção da Igualdade, o FORSEC. E nós população negras devemos cobrar mais das autoridades locais, ações e políticas que promovam a igualdade, ao invés desta segregação, cultural, econômica e social, explicita neste nosso município.
Fonte: Leia mais sobre o Quilombo dos Palmares e seu grande líder Zumbi.
http://members.nbci.com/parise/zum
Carmelita Gomes - carmelagomes@gmail.com
Senador Canedo - Goiás

Ciclovia de fim de semana. Um carma.



Neste fim de semana inaugurou o trajeto da "ciclovia de fim de semana", um projeto político que pelo jeito tem mais intenção de angariar mais votos para seu autor do que procurar meios de dar segurança aos ciclistas.
De acordo com o código de trânsito brasileiro, ciclovias são destinadas ao uso da bicicleta, como alternativa de meio de transporte. Esse meio de transporte é, inclusive, a grande aposta de diversas cidades para melhorar o caos no trânsito, sem esquecer de que é um veículo ecológico, saudável e barato, mesmo com o seu IPI ainda alto, em contrapartida das medidas do governo, que continua a ajudar as grandes corporações e dando uma força para aumentar a poluição.
Tudo bem que modificar as estruturas viárias já implantadas para a construção de ciclovias é algo muito caro, mas implantar ciclo-faixas é tão simples quanto repintar as sinalizações horinzontais ao longo das vias. Além disso basta lançar também campanhas educativas e de incentivo ao uso das bicicletas no dia a dia.
Quem utiliza a bicicleta como meio de lazer ou esporte já tem seus espaços definidos, percursos habituais e até mesmo recebem um tratamento diferenciado por parte de vários motoristas, ao contrário daqueles que colocam a "magrela" na rua todo dia para irem ao trabalho ou escola. Em muitos casos esse é o único meio de transporte da família e diferente dos que estão a passeio, são quase sempre mal vistos no trânsito.
Projetos de ciclovias / ciclo-faixas, de verdade, já existem em Goiânia, aprovados na Câmara e na Prefeitura. Falta é vontade política para a implantação de algo que pode alterar e muito a vida de todos na cidade. Falta a participação do poder público no sentido de incentivar o funcionalismo a adotar a prática da bike. Falta o empresário facilitar para seus colaboradores o uso e guarda das bicicletas. Com o uso adequado da bicicleta teremos um trânsito menos tumultuado, uma cidade menos poluída e um povo mais saudável.
Não acredito que essa "ciclovia de fim de semana" vá mudar alguma coisa (a implantação vale para apenas o último domingo de cada mês até janeiro). Afinal o que irá alterar em apenas dois finais de semana?

Nilson Braz 28 nov, 2009
atleta de mountian bike e cicloativista
seriemapedal@hotmail.com

sábado, 5 de dezembro de 2009

Afinal quem é o jovem Brasileiro?


Pesquisa Datafolha publicada em julho do ano de 2008 diz:
“A primeira constatação da pesquisa é simples: cai por terra o clássico imaginário do jovem contestador, rebelde, engajado, participativo etc. O jovem brasileiro quer emprego. Seus maiores sonhos são materiais: realização profissional, comprar imóvel e veículo e ter estabilidade financeira. Seus principais valores são família, saúde, trabalho e estudo.” (Publicado em 13/11/08).

Mas não é isso que as estrofes da Música de Charlie Brown Jr, “Não é sério” diz: O jovem Brasileiro tem um outro perfil.

“Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Sempre quis falar nunca tive chance
tudo o que eu queria estava fora do meu alcance

sim já... já faz um tempo mais eu gosto de lembrar
cada um, cada um, cada lugar no lugar
eu sei como é difícil, eu sei como é difícil acreditar
mas essa #@*” um dia vai mudar...

se não mudar pra onde for
tão cansado de tentar de novo passa a bola eu jogo o jogo...

... O que eu consigo ver é só um terço do problema
é o sistema que tem que mudar não se pode parar
de lutar senão não muda..

a juventude tem que estar aqui, tem que se unir...
o abuso do trabalho infantil e a ignorância só faz destruir a esperança
....na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
...não é sério...
deixe ele viver... é o que liga...”.

Diante desses dois perfis tão diferentes do mesmo jovem, qual na verdade é o jovem Brasileiro?

Podemos hoje falar sobre juventudes brasileiras: é tudo o que pesquisa indica, mais é também o que a musica do Charlie Brow diz.
A juventude brasileira é formada por uma infinidade e diversidade de jovens que se distinguem por faixa etária, classe social, interesses políticos e sociais, gostos culturais,etc.

A mídia brasileira e principalmente a goiana, não divulga nenhuma ou quase nada de informação que diz respeito aos interesses dos jovens, por exemplo: informações referentes às escolas públicas gratuitas, os órgãos de ensino federais, públicos e gratuitos, sobre como ingressar nestas escolas, ou como obter bolsas de ensino. No entanto, o que não falta e propaganda de festas com sons automotivos, festas sertanejas, cervejadas, mecaretas, etc. como se a vida fosse uma grande festa. (e festas muitas delas, idiotas).

"_A mídia trata o jovem tão somente como um mercado consumidor; de tennis, de celular, de coca-cola e principalmente de cerveja. Para a mídia o jovem é um mercado consumidor...... cerveja, e nada mais. Diz a jovem universitária de 21 anos, Talita Atahalpa

A imprensa também não divulga nada sobre jovens que se destacam no Brasil e muito menos em Goiás, nas diversas áreas do conhecimento, das artes e da cultura. Mas centraliza tão somente no envolvimento dos jovens com o crime e com as drogas...

Exemplo: (duas jovens são assassinadas no parque Vaca Brava, e todos os veículos de comunicação televisivos de Goiás, deturparam a imagem destas jovens, rotulando os jovens que freqüentam o parque Vaca Brava de gangues, porque eles circulam por lá com roupas de punks, metaleiros, emos e etc. como se o direito de freqüentar o parque, seja reservado ao pessoal da classe média que morem nas imediações, ou que só quem tem o cabelo cortada o veste roupa de executivo, (“os granfinos”) e por muita vezes ficou entendido a discriminação aos jovens que freqüentam aquele parque e fazem dali o seu ponto de encontro, como é direito de todas as tribos de jovens que quiserem freqüentar ali, fiquei horrorizada com o enfoque que a mídia deu ao caso em questão, como se essas jovens adolescentes tivessem a “culpa por serem assassinadas”, pela maneira como vestiam, ou por causa do estilo de música que gostavam ou ainda por causa do grupo de jovem ao qual elas pertenciam. Não se viu em nenhum momento, com a mesma ênfase, a divulgação da prisão do assassino, os apresentadores pedindo a investigação e a prisão deste psicopata.
A imprensa goiana e com destaque alguns apresentadores mostrou total parcialidade e discriminação e ainda falta de informação e desrespeito aos jovens goianos e em especial aqueles que freqüentam aquele parque público.

Nestes dias também, assisti estarrecida, nas televisões goianas, que a polícia iria divulgar o nome dos 10 maiores pixadores de Goiânia. Nunca vimos a divulgação dos nomes dos 10 maiores sonegadores de Goiás, dos 10 maiores corruptos de Goiás ou dos 10 maiores atos de improbidade administrativa dos prefeitos de Goiás, muito menos dos desvios de dinheiro público que ocorre nesse imenso Brasil e especialmente em cidades do nosso estado. Desvio de Dinheiro público, este que pertence a mim, a você, ás crianças, aos jovens e adolescente, e que deveria ser empregado em programas específicos de promoção da juventude, na promoção da educação, na promoção da formação e capacitação profissional do jovem e ainda na promoção da cultura e dos artistas jovens.

O jovem deve estar atento... usar as armas que tem, como o poder de comunicação, e cito a tão usada internet, para participar mais, opinar mais, fazer valer os seus direitos de cidadão, seu direito aos bens públicos. Saber opinar e reivindicar aquilo que é seu de direito. E não se acomodar só com o circo que é armado para ele. Criticar os meios de comunicação que deteriora e deturpa a imagem, principalmente de jovem pobre, que é mostrado pela mídia só como “elemento” envolvido em algum delito.

Sei que o jovem brasileiro e dentre eles, o jovem goiano, é trabalhador e lutador, mais que não vê a luz, não vê o caminho que está encoberto numa nuvem de sujeira produzida por aqueles que querem o jovem sempre excluído, alheio ao que lhe pertence, como por exemplo, o que já citei anteriormente, o dinheiro público, como ele é usado? Quais os programas de promoção da juventude são implantados? Quais as universidades ou institutos tecnológicos você, jovem pode ingressar, obtendo ensino público e gratuito de qualidade? Como obter bolsas de estudos nos estabelecimentos particulares de ensino? Porque áreas públicas são “doadas ‘ a escolas particulares em sua cidade? Porque nestas áreas públicas que também é sua, não são implantadas escolas de capacitação profissional públicas e gratuitas que existem em nosso país? Porque você não vota em parlamentares “velhos” em suas praticas e conceitos, os mesmos que no poder vão te oprimir e marginalizar?
São muitos os porquês. Acredito no despertar dos jovens que, deverão usar a internet, e todos os veículos de comunicação, para perguntar aos parlamentares do seu estado, aos gestores públicos, aos próprios meios de comunicação etc, estes e outros porquês.

Você já pensou jovem, porque você tem “direito” a votar e ser preso a partir dos 16 anos? E somente nestas duas situações é que você é lembrado pelos governantes?
E o exercício da sua cidadania? os seu direitos constitucionais? o seu direito e liberdade de expressão? Quando é que você vai exercitá-lo?

Teríamos muito o que nos perguntarmos; mas, na próxima edição divulgaremos nesta coluna, os e-mails dos parlamentares e prefeitos goianos, e ainda dos veículos de comunicação. Para que cobremos projetos, programações e informações que levem em consideração os direitos e os anseios dos jovens.
Verificamos que o jovem ainda não é levado a sério. Os jovens precisam mostrar através de seus pensamentos, atitudes e comportamentos que podem ser levados a sério.
A responsabilidade também é de vocês (JOVENS), não fique esperando só do governo, das escolas, das famílias... Ninguém sabe o que o calado quer.

SEJA UM CIDADÃO COMPLETO

Carmelita Gomes – publicado no Jornal Correio Goiano

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Brasil é por excelência o país da mestiçagem. Entre os negros-negros e os brancos-brancos, há uma vasta gama de tons de pele.
Ninguém quer ser negro no Brasil, entre o povo pobre, tem aqueles que dizem de boca cheia que não são negros; daí você olha para o cabelo é crespo, ou seja, afro; olha para o nariz é largo, outra característica de ser afro descendentes, olhamos para a pele da pessoa, é morena, já que no Brasil é raríssimo alguém branco ariano, você olha para os pais da pessoa, são negros ou morenos ou pardos, como queiram, pois negro é raça e não simplesmente a cor da pele.
No Brasil, é engraçado, muitos querem se parecer com os exploradores, europeus brancos, mais vivem como os explorados, africanos negros. O que falta á maioria da população, quer seja branca ou negra, é educação, é formação de uma consciência cidadã, conhecimento de nossa própria história, conhecimento da historia dos nossos antepassados, sabermos que vivemos em um país, onde a maioria absoluta da população é negra. afinal, nosso gene é dominante.
Deixemos de hipocrisia, temos que defender cotas para negros nas universidades sim, temos que defender o ENEM sim, temos que defender a terra dos nossos irmãos índios sim, defender a religiosidade dos nossos ancestrais negros sim; Enfim, promover a igualdade, seja de gênero, (masculino/feminino), raça, credo religioso, opção sexual, etc. Discriminação não.
Vivemos em uma cidade onde a religião, ou melhor o culto religioso é imposto, onde as áreas públicas ao “doadas” a uma só denominação religiosa, onde até a praça pública principal é de domínio de uma só pessoa (a Chica da Silva, se acha dona de uma praça, construída com o dinheiro do povo), como as senhoras de engenho de outrora.
E o povo inculto acha que sendo contra as cotas, sendo contra os índios, sendo contra os homossexuais, (ou alisando ou pintando de loiro o cabelo, como a Chica da Silva, da história), estarão se tornando “brancos.”
Eu tenho um conselho pra todos, parafraseando Karl Marx; “_ EXPLORADOS, UNI-VOS.” É forçoso reconhecer que a discriminação, , está do lado de cá, bem no meio de todo mundo, e é sempre doloroso encarar as próprias feridas. Se a sociedade não se escandaliza, não se mobiliza. Mas, afinal, quem é negro no Brasil? Todos os trabalhadores explorados, todos os índios massacrados e todas as mulheres violentadas, e ainda, todos os que tem o seu direito negado. _ CONSCIÊNCIA CRITICA Ó NEGROS!
Carmelita Gomes - carmelgomes@homtail.com
Senador Canedo - Goiás

CONJUNTO HABITACIONAL VALÉRIA PERILLO


È horrível observarmos a Administração Pública, sem nenhum controle, agindo em benefício de alguns, e em detrimento dos interesses da comunidade, exemplo disso, é o que acontece com as áreas públicas no município de Senador Canedo. No Conjunto Habitacional Valéria Perillo, as áreas Públicas foram “doadas” as Igrejas Evangélicas, ou melhor, às Igrejas Assembléia de Deus.
Visitando este bairro, é fácil constatar, tem áreas destinadas á praças públicas que tem três igrejas e ainda placas indicando que outra igreja será construída no local.

Quais os critérios foram usados para a “doação” destas áreas? E as outras denominações religiosas? Espíritas, católicos, judeus, muçulmanos, budistas, religiões afro-descendentes, dentre tantas? E as instituições como a Maçonaria, o Rotari, o Lions, as ONGs e Associações dos Moradores do bairro, porque não tem áreas destinadas a estas também?

Quais critérios foram usados para a “distribuição” destas áreas, repito, públicas?
Vale dizer que, neste Conjunto habitacional Valéria Perillo, não tem Biblioteca, não tem nem um auditório sequer, não tem nenhum espaço comunitário. Neste bairro ainda, carece de escolinhas de esportes para as crianças e adolescentes; nem sequer arvores são plantadas neste bairro.

Esses fatos são vergonhosos e indecentes, e ferem os princípios da administração publica, conforme a Constituição Federal. Art. 37. Senhores promotores estas “doações” a um seguimento, em detrimento dos demais, não ferem os princípios da impessoalidade e da moralidade que deve nortear a administração publica???

Carmelita Gomes - carmelgomes@hotmail.com

ONDE ESTÁ SEU EMPREGO?


As empresas instaladas em Senador Canedo geram empregos para os moradores desta cidade?Quantas empresas foram instaladas em Senador Canedo?Quantas destas empresas "ganharam" áreas publicas? Quais os incentivos fiscais que estas empresas receberam?e a contra partida? (retribuição) que estas empresas deveriam dar a sociedade canedense?Você sabe quantos funcionários moradores de Senador Canedo estão trabalhando nestas empresas?É necessário maior transparência nesta questão em nossa cidade, porem, não temos nenhuma ou quase nada de informações quanto a esta situação. o que sabemos é que o número de desempregados em nossa cidade é altíssimo.A Administração Municipal optou por importar trabalhadores de alto escalão, os comissionados e contratados, de Goiânia, Anápolis Aparecida de Goiânia e outras cidades, dando pouca, ou nenhuma atenção para os trabalhadores locais, até parece que moradores tem que ficar longe dos assuntos da administração municipal. Mas o que nós sabemos é que: OS PEQUENOS NEGÓCIOS AJUDAM A FIXAR A RIQUEZA NO MUNICÍPIOO ideal para qualquer município é que todo o dinheiro que passe, fique no município. Mas como? P coisas or exemplo: muitas coisas podem ser produzidas no próprio município e/ou comercializadas. Neste ponto devemos identificar e ajudar os interessados a abrirem os seus próprios negócios. Enquanto eles não surgem, ou não são consumidos os serviços que a cidade presta, o dinheiro vai circular fora ou pior: muitas pessoas que precisam de tais serviços não os utilizam por dificuldade de acesso ou buscam fora do município. Consumir na cidade, valorizar o comércio local, utilizar os serviços que os pequenos negócios oferecem na cidade, são a forma mais eficiente de se iniciar o processo de fixação da riqueza local em qualquer segmento da economia. Investimentos de fora são bem – vindos, desde que também ajudem a fortalecer os negócios locais.OS PEQUENOS NEGÓCIOS AJUDAM A FIXAR A RIQUEZA NO MUNICÍPIOO ideal para qualquer município é que todo o dinheiro que passe, fique no município. Mas como? Por exemplo: Muitas coisas podem ser produzidas no próprio município e/ou comercializadas. Neste ponto devemos identificar e ajudar os interessados a abrirem os seus próprios negócios. Enquanto eles não surgem, ou não são consumidos os serviços que a cidade presta, o dinheiro vai circular fora ou pior: muitas pessoas que precisam de tais serviços não os utilizam por dificuldade de acesso ou buscam fora do município.Consumir na cidade, valorizar o comércio local, utilizar os serviços que os pequenos negócios oferecem na cidade, são a forma mais eficiente de se iniciar o processo de fixação da riqueza local em qualquer segmento da economia. Investimentos de fora são bem – vindos, desde que também ajudem a fortalecer os negócios locais.Com esses investidores, parte dos lucros vai para fora, mas ficam os investimentos iniciais, os futuros, os empregos, o melhor atendimento á população, dentre outros benefícios. Geração de emprego e renda deveria ser a principal atividade da administração municipal, (o que não acontece). Mas nós desse veiculo de comunicação, fazemos a nossa parte, incentivamos a sociedade a comprar, consumir do comércio local, vamos valorizar os pequenos negócios de nossa cidade, assim, estaremos fazendo com que o dinheiro circule aqui, trazendo desenvolvimento econômico, gerando empregos e rendas.OS PEQUENOS NEGÓCIOS PROMOVEM A GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDAO que as pessoas precisam é de renda. A forma mais conhecida para se obter renda é o emprego, seja ele público ou privado. A segunda forma é ser dono do próprio negócio, que é um tipo de ocupação por conta própria.Essas duas formas são de longe as mais comuns, no entanto, as mais importantes, e dependem do governo ou dos empresários. Nós sabemos que o governo municipal tem condições de gerar novos postos de trabalhos para os moradores, mas não o faz. E aí os pequenos negócios são importantes, não só na geração, mas também na distribuição de renda e inclusão social.• Lei Nº. 1.086: de 14 de julho de 2005– Dispõe sobre incentivos à instalação de empresas no município;– Concede incentivos fiscais as empresas que vierem a se instalar, bem como as já instaladas em pólos industrias;– Reduz impostos sobre propriedade territorial e predial urbana (IPTU);– Reduz a alíquota do ITBI para 0,5%; Além dos incentivos fiscais, o poder executivo pode conceder outros benefícios ás empresas que vierem se instalar nos Pólos e Distritos Industriais do município. Então, Cadê o seu emprego? Carmelita Gomes

नताल एम् CRISTO

1. Deus visitou o seu povo
a. Emanuel (Mt 1.23).
i. Deus conosco
b. Cumprir a promessa feita a Abraão
i. Cântico de Maria, Lc 1.54-55
ii. Cântico de Zacarias, Lc 1.68-70
1. Santa aliança
c. Originada na misericórdia de Deus (Zacarias usa duas vezes e Maria uma)
i. Entranhável misericórdia
d. Resumir: Solidariedade
e. Podemos aprender com esta visita de Deus na pessoa de Jesus, ele, Deus, não deixa de cumprir aquilo que prometeu. Natal é a renovação da nossa fé no Deus da aliança, no Deus da promessa. Natal é este tempo de manter viva a espera.
2. O propósito desta visita
a. Oferecer a Salvação dos pecados
(Mateus - ele salvará o seu povo dos pecados deles).
i. Plena e poderosa salvação (Zacarias), Lc 1.69
ii. Ilumina os que estão nas trevas e sombra da morte
iii. Dirigi os passos no caminho da paz
b. O objeto desta salvação
i. Todos os povos (Simeão)
1. Gentios
2. Judeus.
c. Estabelecer o reino de Deus
i. Na casa de Jacó ou trono de Davi, Lc 1.32-33
ii. Em toda a terra
d. Resumir: Paz
e. Podemos aprender com o propósito desta visita que Natal é tempo de recordarmos a nossa própria salvação. Louvarmos a Deus porque ele nos alcançou poderosamente em Cristo. É tempo ainda de renovarmos o nosso compromisso com Deus a favor daqueles continuam na sombra da morte, andando em trevas.

VIVEMOS NUM REGIME DE DITADURA? OU HÁ LEIS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL QUE DEVEM SER OBDECIDAS PELOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS?

Custeada com dinheiro público, a atividade da Administração Pública jamais poderá ser apropriada, para quaisquer fins, por aquele que, em decorrência do exercício funcional, se viu na condição de executá-la, é, por excelência, impessoal. A máquina administrativa não é propriedade particular do administrador e nem de seu grupo. Não tendo o direito de negar o direito de nenhum cidadão conforme o seu bel prazer ou seu relacionamento pessoal, não pode tão somente cuidar de interesses sectários, de facções ou grupos de qualquer espécie. O Princípio da impessoalidade não é senão o próprio princípio da igualdade.

Vejamos um exemplo de que o princípio da impessoalidade está sendo violado, podemos mencionar a realização de publicidade ou propaganda da pessoa do administrador com verbas públicas, ou ainda, a edição de atos normativos com o objetivo de conseguir benefícios pessoais.

Veja o que diz o art. 37, §1º, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88, que representa a garantia de observância desse princípio:

“A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

Observe também o que diz a Lei 9.784/99, em seu art. 2º, parágrafo único, inc. III, que determina que, nos processos administrativos, serão observados os critérios de objetividade no atendimento do interesse público, é vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

Essa lei garante também que o administrado (o cidadão), não pode e não deve ser favorecido ou prejudicado, no exercício da atividade da Administração Pública, por suas exclusivas condições e características. Jamais poderá, por conseguinte, um ato do Poder Público, vir a beneficiar ou a impor sanção a alguém em decorrência de favoritismos ou de perseguição pessoal. Todo e qualquer administrado deve sempre relacionar-se de forma impessoal com a Administração, ou com quem em seu nome atue, sem que suas características pessoais, sejam elas quais forem, possam ensejar predileções ou discriminações de qualquer natureza.

Neste caso o ato público, ou as ações do administrador público perde a finalidade, que o seu cargo exige. TORNA-SE DESVIO DE PODER.

Carmelita Gomes - Fonte: jusnavigand.com

CARMELITA GOMES

Movimento construindo a cidadania

"E que as crianças cantem livres sobre os muros e ensinem sonho ao que não soube amar sem dor. E que o passado abra o presente pro futuro que não dormiu e preparou o amanhecer." (Taiguara)

Conclamo aos jovens que: não deixem seus sonhos morrerem, continuem lutando e trabalhando com as proprias atitudes, para que os que vierem depois de nós encontrem um mundo melhor, construido por nossa propria ação.

Unamo-nos em prol de uma sociedade melhor, não deixem-se serem usados, para benefícios de poucos. Jamais se vendam ou prostituam a vossa existencia.

Estudem sempre, e reivindiquem o que é vosso de direito. Uma vida melhor e de iguais oportunidades.

Conheçamos os nossos direitos e lutemos contra as injustiças...