sexta-feira, 26 de março de 2010

Carta Aberta ao Prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Vieira Cardoso.


Carta Aberta ao Prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Vieira Cardoso.

“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte, agente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte. A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade, a gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade.
Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?” Titãs.

Nós, jovens de Senador Canedo, especialmente nós que trabalhamos em sua campanha, sabemos que representamos grande parcela da nossa sociedade e que também somos responsáveis por uma grande quantidade de votos que o prefeito recebeu.
Temos orgulho do que pensamos e defendemos e sabemos que contribuímos efetivamente para a sua, que deveria ser a nossa representatividade no nosso município, afinal lhe confiamos à administração dos recursos de nossa cidade. Confiamos naquele momento, e ainda teimamos em continuar confiando que, a sua (que deveria ser nossa) administração, contribuiria para o nosso desenvolvimento, criamos Projetos para a juventude e entregamos em suas mãos, e não cumpriu conosco em nenhuma de suas promessas de campanha, como a Geração de Emprego e Renda, para que nós, que não temos vagas de emprego em nossa cidade, fossemos encaminhados a estes empregos, que ouvimos dizer, estariam sendo gerados, por estas empresas que aqui se instalaram.
A maioria de nós que aqui moramos, estamos desempregados, e muitos jovens estudantes e trabalhadores temos que irmos para Goiânia, em ônibus lotados, enfrentado situação que nem sequer é humana, nestes sistema de transporte coletivo, que nos humilha e nos diminui como seres humanos, e o senhor teve grande responsabilidade com isso, já que usou a sua influência para aumentar o preço das passagens, de quem usa o Eixo Anhanguera e mora em Senador Canedo.
Esperávamos ainda, que neste (que deveria ser nosso) governo municipal, teríamos acesso aos espaços culturais existentes, mas a principal praça (nada criativa) o senhor, como um faraó deu a sua “esposa” (nada democrática); deste uma praça inteira, construída com o nosso dinheiro, para a senhora nada democrática usufruir a seu bel prazer, como se o que é nosso, fosse brinquedo para satisfazer ás ambições e vaidades exarcebadas.
A promoção e valorização da expressão dos nossos valores culturais, valorização dos talentos locais; tudo o que o senhor prometeu na campanha, foi meras tapiações, e falsas ilusões que ouvimos em suas milionárias campanhas eleitorais e infelizmente acreditamos.
Sabemos que, estimular o jovem excluído socialmente seria uma das principais alternativas para que se diminuam os índices de violência nos grandes centros, e efetivamente é a bandeira que levantamos para a administração da cidade que acreditávamos, seria nossa.
E o que vemos hoje: Vemos nossos amigos sendo consumidos pelas drogas, os traficantes ás soltas em nossa cidade, estes, nunca são presos ou perseguidos, mais para disfarçar, as autoridades de vez em quando pega um de nós vitimas do seu descaso público e vitimas da corrupção, vitimas do vício, principalmente do vicio do craque. Presenciamos dia após dia, estes amigos, servindo de bodes expiatórios á autoridades que o senhor manipula e usam fazer a propaganda pessoal enganosa, usa ainda para nos oprimir ao invés de promover os nossos talentos e virtudes.
Acreditamos que este governo optaria pela na nossa valorização, já que ajudamos a construí-lo; ainda esperamos que as oportunidades sejam criadas para nós, e que, o nosso acesso ao administrador que elegemos, seria facilitado por sua equipe oriunda de outras cidades e por todos os envolvidos em seu (nosso) governo.
Bom, mais agora já é tarde, _óh inacessível prefeito, nós jovens ficamos excluídos de tudo, que por direito já era nosso, e o senhor ainda sai, fazendo idolatria pessoal com o nosso dinheiro, para que, se for possível enganar a muitos outros, como nos enganou, se dizendo o salvador.
Não devemos nada ao senhor, muito pelo contrário, teve a sua chance, teve o seu crédito, botamos fé e como disse o Cazuza, “procuramos abrigo no peito do nosso traidor.”
 Melhor qualidade de vida, Universidade Pública gratuita, Cursos profissionalizantes, Defesa do
primeiro emprego, Encaminhamento ao emprego, Defesa do meio ambiente, Direito ás nossas manifestações culturais, Direito ao lazer, Direito á informação, Geração de emprego e renda
para os jovens, Valorização da cultura local, dos artistas locais, Apoio as Movimentos Populares.
para a extinção de todo e qualquer tipo de discriminação social, seja de cunho econômico, raçial, sexual, religioso, de pensamento e etc. Que todos nós tenhamos livre acesso aos espaços públicos de Nossa rica cidade, que o dinheiro publico não seja visto e usado para satisfazer, a insaciável luxuria de senhoras tiranas e tresloucadas.
Que as próximas administrações pública do nosso município, seja realmente um espaço aberto e transparente e que toda a comunidade possa participar e tomar partido.
È em tudo isso que continuamos ligados, senhor prefeito. Nossos sonhos não morreram, e cremos que “apesar de você amanha há de ser outro dia.”
Poderíamos ainda falar-lhe do nepotismo que imperou, da Educação que negligenciou, do modo como foram tratados nossos pais e avós, no sistema público municipal de saúde, da minha casa, minha vida que não construiu, do circo e do foguetório que fazem parte do circo que nos proporcionou. E jamais vamos esquecer do tratamento, que a nós dispensou.
Por estas causas estamos ligados. Assinado Juventude de Senador Canedo, aqui representados por:
Diego Feitosa - Itabira Ferreira + 25 skatista que fizeram parte da campanha - Saúva – Mestre de Capoeira, ativista cultural. DJ Driw - Neguinho Raper e Dj, Raper Michel, Raper Tiago – Raper, João Carlos , Raper Leitão, Raper e B.Boy Wandril, Antônio Artista Plástico e grafiteiro, Paulo, poeta, Wisses Pinheiro pintor, Ricardo líder comunitário Futebol, Cláudio Bonfim Músico e Líder Comunitário, Luiz – Teatro, Manoel Dias Marques – Atletismo. Danielson Lopes de Jesus Músico, e treinador voluntário de esportes para crianças carentes. B.Boys, Manos da Vila Galvão, Raper Black Mam perseguido e preso por pensar e expressar, trabalhador e que cuida e educa seus filhos sem roubar. A galera do Rock in Roll, bandas locais. Carmelita Gomes e os jovens de Senador Canedo, assinam esta carta. Inúmeros trabalhadores que tiveram que irem embora da cidade para trabalharem, como o Job Atahalpa, o Renato Santos, Elias Olibeira... Outros, como o Miraldo que ainda lutam para continuar vivos e trabalhando. E amigos como Erick, torturados e mortos que não tiveram a apuração dos fatos e condenado os culpados.

Jesus disse:
“_Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados”.
Mt. 5:6.

sexta-feira, 5 de março de 2010

DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTORICO E CULTURAL DA CIDADE





O prefeito de Senador Canedo faz de tudo para destruir o patrimônio histórico da cidade, pois um povo sem memória, sem cultura é um povo sem identidade e fácil de ser corrompido... Alem de não valorizar o patrimônio histórico da cidade, seja ele material ou imaterial, ele ainda persegue quem luta para valorizá-lo (olha só as fotos). Vejam bem o que ele tem a capacidade de fazer:
Construir uma galeria de água pluvial da Vila Santa Rosa e mandou desaguar tudo na área da Antiga Estação Ferroviária de Senador Canedo, área esta que deveria ser tombada e cuidada, pois é de suma importância para a preservação da historia da cidade, aqui as margens desta estação, é que originou-se a cidade de Senador Canedo.
Como ele não consegue tomar a área que é federal e reparti-la entre os seus amigos laranja empresários, então ele tenta destruí-la.
Os maiores prejudicados são os moradores da Rua José Calaça, já que a quantidade das águas que deságua da galeria, na área da antiga estação ferroviária é tanta, que inunda as casas dos moradores que estão abaixo da estação, na Rua josé Calaça. Os Moradores prejudicados fizeram um abaixo assinado e enviaram aos dois promotores e ao gabinete do prefeito e não obtiveram nenhuma resposta. É preciso que o Ministério Público Estadual e Federal tome providencias urgente. O povo não suporta mais tanto desrespeito, deste cidadão. Afinal, assiste diariamente a degradação de áreas de preservação ambiental, a destruição do Patrimônio histórico e cultural do município e não respeitam a nós cidadãos de Senador Canedo.

Patrimônio histórico está sendo destruído em Senador Canedo.
Carmelita Gomes

ADMINISTRAÇÃO DESTROI A HISTORIA DO MUNICÍPIO



A FERROVIA FAZ PARTE DA HISTOIRA DO POVO DE SENADOR CANEDO
CONHEÇAM UM BREVE HISTÓRICO DA FERROVIA- E. F. Goiaz (1950-1965)V. F. Centro Oeste (1965-1975)RFFSA (1975-1996)
SENADOR CANEDO
Município de Senador Canedo, GO
Linha-tronco - km 403,625 (1960) GO-3330com trilhos Inauguração: 07.09.1950
Uso atual: fORSEC - biblioteca - CURSOS DE ARTES - SALÃO DE REUNIOES
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
A ESTAÇÃO: A estação de Senador Canedo foi inaugurada em 1950. Há hoje duas estações, a velha (original de 1950) e a nova. A estação velha possui trilhos está em mau estado de conservação e abriga a ONG FORSEC – Fórum Social e Comunitário de Senador canedo ( entidade que luta pela preservação das estações e pelo tombamento destas áreas e sua recuperação como Patrimônio Histórico do Município de Senador Canedo, pois foi através desta linha férrea que originou-se a cidade). O pátio da estação de Goiânia foi desativado nos anos 1980 e por isso foi construído um pátio e a estação nova de Senador Canedo, que na verdade foi construído parcialmente, isto é, apenas as linhas. Depois de ser desativada pela RFFSA, a estação velha passou a ser depredada e hoje a estação vem sendo administrada pela ONG (FORSEC, Forum Social e Comunitário de Senador Canedo), a FORSEC entrou na área para quardá-la e preserva-la, já que, as autoridades locais do recente município não lhe deram a devida atenção, pois foi a partir da referida estação que a cidade se desenvolveu. A plataforma de embarque, a ONG mantém no prédio, agora denominado Estação Cultura, uma biblioteca e um salão de reuniões para a comunidade. A ONG tem pleiteado junto as autoridades do Estado a reativação da linha com um trem turistico e cultural, e a preservação o tombamento e a recuperação dos prédios antigos que são Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. "Na estação velha, ainda parte da linha, isto é, as com posições simplesmente só passam por ela para atingir a nova que se situa a uns 3 km após. Soma-se a isto o mau estado de conservação e estar com todas as portas fechadas" (Roberto Fonseca Dias, 12/2006). Fora isso, em 31 de outubro de 2007, a ANTT decidiu aceitar a devolução - por parte da FCA, atual concessionária do trecho - do trecho entre Senador Canedo onde está o chamado "Pool de Combustíveis", e o Moinho Goiás, ou seja, um trecho de 4,5 km que, em parte, era da linha original Senador Canedo-Goiânia e em parte, um trecho de um ramal que saía dele, unidos depois que a maior parte da linha para Goiânia foi erradicada. Enfim, o "pool" ainda utiliza a linha, o Moinho, não: "Com a desativação da estação de Goiânia e demolição da ponta da linha, restou apenas o tronco até o Moinho Goiás (adquirido pela Cargill). Nos fundos do Moinho Goiás (Emege) havia um pátio, na verdade duas linhas com balança e um desvio morto até o interior do moinho, utilizados pelo próprio moinho e também pela Ferrobraz (metalurgica) para descarga de bobinas de aço nos tempos da RFFSA, atualmente sem uso, já que apenas o pool de combustíveis está recebendo cargas via ferrovia - óleo grosso, basicamente. Hoje a FCA define como fim da linha tronco o pátio de Leopoldo de Bulhões - bifurcação para o polo de Anápolis. De Bulhões até Goiânia é apenas ramal. Quanto ao trecho da resolução, já esta quase todo invadido, restando quase que apenas a linha sem qualquer faixa de domínio. Na ponta até os trilhos foram cobertos por barracos de uma favela" (Reney, 11/2007). Coordenadas: 16°42'50.47"S 49° 5'39.14"W
(Fontes: Glaucio H. Chaves, 2009; Roberto Fonseca Dias, 2006; Domingos Tiveron Filho, 05/2006; Reney, de Goiânia; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1948-1979)

A estação ainda em atividade, provavelmente anos 1980. Acervo Manoel Monachesi
Foto Domingos Tiveron Filho
Ao lado da estação, o antigo pátio de tratamento de dormentes, em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho

A estação em 11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias
LINHA NOVA V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SENADOR CANEDO
Município de Senador Canedo, GO
Linha-tronco – km GO-3832
Inauguração: c.1980
Uso atual: abandonadas com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1980

HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.

A ESTAÇÃO: Há hoje duas estações com o nome de Senador Canedo, a velha (original de 1950) e a nova. Uma está a três quilômetros da outra, ambas abandonadas. Nas suas proximidades ainda existem várias ruínas ferroviárias, incluindo uma antiga fábrica de dormentes, que aplicava creosoto como tratamento químico da madeira. A estação fica nas terras que pertenceram ao fazendeiro Antônio Amaro da Silva Canedo, que foi senador da República Velha. O pátio da estação de Goiânia foi desativado nos anos 1980 e por isso foi construído um pátio e a estação nova de Senador Canedo, que na verdade foi construído parcialmente, isto é, apenas as linhas. As demais construções (silos, oficinas e docas) nunca saíram do papel, assim como a maior parte da grande área central do antigo pátio de Goiânia. Os últimos trens de passageiros para Goiânia, parece que em março de 1986, chegaram na verdade somente até Senador Canedo-nova, pois, daí para a frente, já estava na época tudo desativado. "A estação nova situa-se a cerca de 3 km da velha, sentido Goiânia: depois da velha, entre elas existem diversos terminais de combustíveis, sendo o principal o da Petrobrás. Portanto, estão em pátios diferentes; apesar da velha possuir um imenso pátio porém sem desvios e em completo abandono. Já a nova possui um grande pátio , é estaçao da FCA, apesar de estar semi-abandonada, pois nota-se que algumas partes depredadas e no dia da foto não encontrei ninguém na estação. Possui um imenso pátio com diversos desvios com grande quantidade de vagões estacionados" (Roberto Fonseca Dias, 11/2006). Em março de 2008, o matagal tomava conta de boa parte do pátio. Prefixo: ECD. Coordenadas: 16°42'55.79"S 49° 6'43.04"W (Fontes: Glaucio H. Chaves, 2009; Roberto Fonseca Dias, 2006; Domingos Tiveron Filho, 05/2006; Reney, de Goiânia; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1948-1979; IBGE, 1957)

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

Carmelita Gomes - www.carmelitagomes.blogspot.com – carmelgomes@hotmail.com