
Senhores Promotores
A nossa petiçao ao ministerio Publico esta em andamento, a Drª Marta Loyola, encaminhou oficio de nº 19/2011 para a Camara Municipal e de nº 18/2011 ao prefeito Municipal onde recomenda ao presidente da camara que se abstenha de votar projeto de lei que desafete area verde , considerando o artigo 100 do codigo civil dentre outros da CF, e ao senhor prefeito municipal recomentou atraves do of 18/2011, que se abstenha de proceder a doaçao da referida area. Parabenizamos a Drª Marta Loyola por estas providendias tomada de forma eficiente e eficaz, no cumprimento do seu trabalho; Entretanto, conforme o contrato nº 041/10 firmado e registrado em cartorio pela prefeitura e a empresa Sigma, e ainda as fotos que enviamos ao Ministerio Publico, das picadas que a empresa fez na area, da placa que a prefeitura afixou na area, esta caracterizado que o poder municipal ja incorreu em crime ambiental e de improbidade administrativa, portanto, e de suma importancia para nos, sociedade organizada, que seja instaurado o Inquerito Civil Publico para as respectivas puniçoes. Aqui em Senador Canedo o que costumeiramente acontece e recebermos oficio para assinatura onde arquivamos denuncias protocoladas e isso nao queremos que aconteça agora, confiamos na seriedade, responsabilidade e competencia do Ministerio Publico e na pessoa da promotora para tomar as providencias cabives neste caso.
Solicitamos ainda que todos os outros contratos de "doaçao" de areas publicas municipais seja investigados e revistos, pois aqui virou uma farra, em um so conjunto habitacional o Valeria Perilo, 42 areas foram doadas as igrejas assembleia de Deus, sendo que no setor nao ha uma seguer biblioteca publica ou similar que atenda as crianças jovens e adolescentes. Empresas de grande porte estao ocupando areas de loteamento que deveriam serem destinadas a finalidade social. Ex: investiguem as areas doadas a empresa YURI ENGENHARIA, empreiteira ESTA que presta serviço a prefeitura, passivel de investigaçao ainda e verificar se estas empresas estao na lista doadores da campanha do antigo prefeito, que foi candidato a governador.
Ha ainda uma lei aprovada pela camara municipal de senador canedo, totalmente inconstitucional, a lei de nº 1417/09, que da plenos poderes ao executivo municipal de "doar" lotes, areas e ate edificaçoes municipais ja existentes as empresas privadas. contrariando explicitamente a Constituiçao Federal.
Certos de Contarmos com a Eficiencia, legalidade, moralidade e transarencia que pauta os trabalhos do Ministerio Publico, o que muito honra a sociedade, agrademos em Cristo.
Carmelita Gomes
Membro do fORSEC - FORUM SOCIAL E COMUNITARIO DE SENADOR CANEDO E OUTRAS ONGS PARCEIRAS
CARTA ENVIADA ANTERIORMENTE A PROCURADORIA GERAL DO MINISTERIO PUBLICO
Senador Canedo, 09 de fevereiro de 2011.
Ao Ministério Publico de Goiás
Senhores Promotores Públicos.
A prefeitura de Senador Canedo por meio de contrato de concessão de uso e posse de Area, doa a empresa Sigma Comércio e Serviços Eletromecânico Ltda. (contrato nº 41.2010) Uma área verde que circunda o Distrito Agroindustrial de Senador Canedo, área esta preservada originalmente, como foi recomendado no estudo EIA-RIMA, na ocasião da criação daquele distrito. Esta área verde é de suma importância para a proteção ambiental no que se refere a contenção de poluentes advindos das industrias ali implantadas.
A nossa preocupação com a proteção ambiental deve ser uma constante nesta área denominada Distrito Industrial de Senador Canedo, visto que para sua criação foram feitos os estudos de impacto ambiental EIA - RIMA, e este estudo já orientou a criação deste cinturão verde, para proteção ambiental visto que, as empresas que funcionariam neste distrito industrial, causariam grande impacto ambiental e desenvolvem atividades poluentes, principalmente o Pólo Coureiro. Este estudo indicou ainda, a necessidade de se criar espaço de arborização e observar todos os critérios e parâmetros de controle ambiental. A área se localiza na micro bacia do Rio Meia Ponte, que já vem sofrendo severa degradação ao longo dos anos, devida a expansão urbana desenfreada de Goiânia e nos últimos anos também de Senador Canedo.Como é de sabedoria geral que o Rio Meia Ponte e seus afluente como o ribeirão Bom Sucesso, o córrego Santo Antonio, Lajinha, o córrego da Mata, o Ribeirão Sapé, o Córrego Vargem Bonita e outros menos expressivos, serão ainda mais prejudicados com a derrubada ou a degradação desta mata que circunda o Pólo Coureiro, que como já disse, foi originalmente conservada para minimizar o impacto ambiental, causado pelas atividade das empresas do Distrito Industrial. Os poluentes destas empresas sem a mata incidem sobre o clima e o ar da região, e a influencia dos componentes metereológicos e climáticos são fundamentais para a vida do homem e o mesmo interfere numa escala modificadora sem precedentes.
Portanto, não queremos que o Ministério Publico fique só na recomendação encaminhada ao prefeito dando-lhe a orientação para que o mesmo consiga a provar o projeto de Lei que desafeta a área e autoriza a alienar na forma de doação á empresa Sigma, ou qualquer outra empresa, (observar o Art. 129-IX), mais queremos que tome providencia no sentido de apurar crime ambiental e de improbidade administrativa, (ao nosso ver, já caracterizado), conforme o Art. 129 – III ; e que tome providencias nos sentido de proteger aquela área verde essencial a nossa qualidade de vida.
Pedimos encarecidamente que todo o emprenho seja por vós devotado para a preservação daquela área, bem com qualquer área verde que circunda este tão devastado município, que já não conta com suas matas ciliares e vem sofrendo degradações desenfreadas e constantes.
Segue anexo:
● Relação dos documentos. Protocolados no Ministério Publico em Senador Canedo-GO
● Projeto de lei que o prefeito diz ter encaminhado á câmara municipal para aprovação, DEPOIS de ter concedido a área a empresa.
● Oficio nº013/2011-2ªPJ
● Licença de Instalação do Distrito Industrial de Senador Canedo – Pólo Coureiro e Calçadista, fornecida pela Agencia Ambiental de Goiás.
Certos de contarmos com a vossa eficiência e competência que pauta serviço público de vossa responsabilidade, agradecemos.
FORSEC – FORUM SOCIAL E COMUNITARIO DE SENADO CANEDO.
Carmelita Gomes - membro
carmelgomes@hotmail.com
BRIGADA PARAMILITAR DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Presidente Prof. Lacildes
LIGA DE MULHERES DO JARDIM LIBERDADE
Presidente: Maria de Fatima
● Obs.: com cópias para entidades de defesa do meio ambiente, imprensa e MPF.
AO M.P. GOIAS
Senhores promotores
Seguem novas fotos...
Esta é a área que a prefeitura "quer conceder a Empresa Sigma" mesmo depois da Recomendação do Promotor Glauber Rocha, a prefeitura arrogantemente colocou uma placa no local onde se lê: "Futuras instalações da Empresa Sigma.
Vale lembrar que esta área é de preservação e no local temos matas nativas e varias espécies silvestres como macacos micos e outros que se encontram ali... Protocolo hoje, no ministério publico em Senador Canedo, o estudo original de criação deste cinturão verde em torno do distrito industrial. Esta área é imprescindível a sua preservação para proteger toda esta região.
Pedimos encarecidamente a ação do Ministério Público, no sentido de preservar esta área, já que a resposta da prefeitura é que esta mandando para a camara municipal projeto de lei para desalienar a área e daí, sim a concessão da para a referida empresa. Somos totalmente contra, devido a importância de preservação desta area que circunda o distrito industrial de senador canedo.
Pedimos ainda que se instaure o processo crime contra a administração municipal, que incorreu em crime ambiental e de improbidade administrativa, já caracterizado, e não só que o Ministério Público espere a administração se "ADEQUAR" para justificar um crime já cometido.
Certos de contarmos com a eficiência, rigor, seriedade e transparência do Ministério Publico na defesa do que é público, reiteramos nossa estima e consideração aos senhores promotores.
Colocamo-nos à disposição, para quaisquer esclarecimentos
Fórum Social e Comunitário de Senador Canedo - FORSEC
Carmelita Gomes - membro
encaminho carta onde relato o problema da "doação" de uma area verde" que a prefeitura de senador canedo faz a uma empresa particular sem nem mesmo a lei de desalienação da area.)
Agradecemos a atenção
● Obs.: com cópias para entidades de defesa do meio ambiente, imprensa e etc.