sábado, 5 de dezembro de 2009

Afinal quem é o jovem Brasileiro?


Pesquisa Datafolha publicada em julho do ano de 2008 diz:
“A primeira constatação da pesquisa é simples: cai por terra o clássico imaginário do jovem contestador, rebelde, engajado, participativo etc. O jovem brasileiro quer emprego. Seus maiores sonhos são materiais: realização profissional, comprar imóvel e veículo e ter estabilidade financeira. Seus principais valores são família, saúde, trabalho e estudo.” (Publicado em 13/11/08).

Mas não é isso que as estrofes da Música de Charlie Brown Jr, “Não é sério” diz: O jovem Brasileiro tem um outro perfil.

“Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Sempre quis falar nunca tive chance
tudo o que eu queria estava fora do meu alcance

sim já... já faz um tempo mais eu gosto de lembrar
cada um, cada um, cada lugar no lugar
eu sei como é difícil, eu sei como é difícil acreditar
mas essa #@*” um dia vai mudar...

se não mudar pra onde for
tão cansado de tentar de novo passa a bola eu jogo o jogo...

... O que eu consigo ver é só um terço do problema
é o sistema que tem que mudar não se pode parar
de lutar senão não muda..

a juventude tem que estar aqui, tem que se unir...
o abuso do trabalho infantil e a ignorância só faz destruir a esperança
....na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
...não é sério...
deixe ele viver... é o que liga...”.

Diante desses dois perfis tão diferentes do mesmo jovem, qual na verdade é o jovem Brasileiro?

Podemos hoje falar sobre juventudes brasileiras: é tudo o que pesquisa indica, mais é também o que a musica do Charlie Brow diz.
A juventude brasileira é formada por uma infinidade e diversidade de jovens que se distinguem por faixa etária, classe social, interesses políticos e sociais, gostos culturais,etc.

A mídia brasileira e principalmente a goiana, não divulga nenhuma ou quase nada de informação que diz respeito aos interesses dos jovens, por exemplo: informações referentes às escolas públicas gratuitas, os órgãos de ensino federais, públicos e gratuitos, sobre como ingressar nestas escolas, ou como obter bolsas de ensino. No entanto, o que não falta e propaganda de festas com sons automotivos, festas sertanejas, cervejadas, mecaretas, etc. como se a vida fosse uma grande festa. (e festas muitas delas, idiotas).

"_A mídia trata o jovem tão somente como um mercado consumidor; de tennis, de celular, de coca-cola e principalmente de cerveja. Para a mídia o jovem é um mercado consumidor...... cerveja, e nada mais. Diz a jovem universitária de 21 anos, Talita Atahalpa

A imprensa também não divulga nada sobre jovens que se destacam no Brasil e muito menos em Goiás, nas diversas áreas do conhecimento, das artes e da cultura. Mas centraliza tão somente no envolvimento dos jovens com o crime e com as drogas...

Exemplo: (duas jovens são assassinadas no parque Vaca Brava, e todos os veículos de comunicação televisivos de Goiás, deturparam a imagem destas jovens, rotulando os jovens que freqüentam o parque Vaca Brava de gangues, porque eles circulam por lá com roupas de punks, metaleiros, emos e etc. como se o direito de freqüentar o parque, seja reservado ao pessoal da classe média que morem nas imediações, ou que só quem tem o cabelo cortada o veste roupa de executivo, (“os granfinos”) e por muita vezes ficou entendido a discriminação aos jovens que freqüentam aquele parque e fazem dali o seu ponto de encontro, como é direito de todas as tribos de jovens que quiserem freqüentar ali, fiquei horrorizada com o enfoque que a mídia deu ao caso em questão, como se essas jovens adolescentes tivessem a “culpa por serem assassinadas”, pela maneira como vestiam, ou por causa do estilo de música que gostavam ou ainda por causa do grupo de jovem ao qual elas pertenciam. Não se viu em nenhum momento, com a mesma ênfase, a divulgação da prisão do assassino, os apresentadores pedindo a investigação e a prisão deste psicopata.
A imprensa goiana e com destaque alguns apresentadores mostrou total parcialidade e discriminação e ainda falta de informação e desrespeito aos jovens goianos e em especial aqueles que freqüentam aquele parque público.

Nestes dias também, assisti estarrecida, nas televisões goianas, que a polícia iria divulgar o nome dos 10 maiores pixadores de Goiânia. Nunca vimos a divulgação dos nomes dos 10 maiores sonegadores de Goiás, dos 10 maiores corruptos de Goiás ou dos 10 maiores atos de improbidade administrativa dos prefeitos de Goiás, muito menos dos desvios de dinheiro público que ocorre nesse imenso Brasil e especialmente em cidades do nosso estado. Desvio de Dinheiro público, este que pertence a mim, a você, ás crianças, aos jovens e adolescente, e que deveria ser empregado em programas específicos de promoção da juventude, na promoção da educação, na promoção da formação e capacitação profissional do jovem e ainda na promoção da cultura e dos artistas jovens.

O jovem deve estar atento... usar as armas que tem, como o poder de comunicação, e cito a tão usada internet, para participar mais, opinar mais, fazer valer os seus direitos de cidadão, seu direito aos bens públicos. Saber opinar e reivindicar aquilo que é seu de direito. E não se acomodar só com o circo que é armado para ele. Criticar os meios de comunicação que deteriora e deturpa a imagem, principalmente de jovem pobre, que é mostrado pela mídia só como “elemento” envolvido em algum delito.

Sei que o jovem brasileiro e dentre eles, o jovem goiano, é trabalhador e lutador, mais que não vê a luz, não vê o caminho que está encoberto numa nuvem de sujeira produzida por aqueles que querem o jovem sempre excluído, alheio ao que lhe pertence, como por exemplo, o que já citei anteriormente, o dinheiro público, como ele é usado? Quais os programas de promoção da juventude são implantados? Quais as universidades ou institutos tecnológicos você, jovem pode ingressar, obtendo ensino público e gratuito de qualidade? Como obter bolsas de estudos nos estabelecimentos particulares de ensino? Porque áreas públicas são “doadas ‘ a escolas particulares em sua cidade? Porque nestas áreas públicas que também é sua, não são implantadas escolas de capacitação profissional públicas e gratuitas que existem em nosso país? Porque você não vota em parlamentares “velhos” em suas praticas e conceitos, os mesmos que no poder vão te oprimir e marginalizar?
São muitos os porquês. Acredito no despertar dos jovens que, deverão usar a internet, e todos os veículos de comunicação, para perguntar aos parlamentares do seu estado, aos gestores públicos, aos próprios meios de comunicação etc, estes e outros porquês.

Você já pensou jovem, porque você tem “direito” a votar e ser preso a partir dos 16 anos? E somente nestas duas situações é que você é lembrado pelos governantes?
E o exercício da sua cidadania? os seu direitos constitucionais? o seu direito e liberdade de expressão? Quando é que você vai exercitá-lo?

Teríamos muito o que nos perguntarmos; mas, na próxima edição divulgaremos nesta coluna, os e-mails dos parlamentares e prefeitos goianos, e ainda dos veículos de comunicação. Para que cobremos projetos, programações e informações que levem em consideração os direitos e os anseios dos jovens.
Verificamos que o jovem ainda não é levado a sério. Os jovens precisam mostrar através de seus pensamentos, atitudes e comportamentos que podem ser levados a sério.
A responsabilidade também é de vocês (JOVENS), não fique esperando só do governo, das escolas, das famílias... Ninguém sabe o que o calado quer.

SEJA UM CIDADÃO COMPLETO

Carmelita Gomes – publicado no Jornal Correio Goiano

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