domingo, 6 de dezembro de 2009

Ciclovia de fim de semana. Um carma.



Neste fim de semana inaugurou o trajeto da "ciclovia de fim de semana", um projeto político que pelo jeito tem mais intenção de angariar mais votos para seu autor do que procurar meios de dar segurança aos ciclistas.
De acordo com o código de trânsito brasileiro, ciclovias são destinadas ao uso da bicicleta, como alternativa de meio de transporte. Esse meio de transporte é, inclusive, a grande aposta de diversas cidades para melhorar o caos no trânsito, sem esquecer de que é um veículo ecológico, saudável e barato, mesmo com o seu IPI ainda alto, em contrapartida das medidas do governo, que continua a ajudar as grandes corporações e dando uma força para aumentar a poluição.
Tudo bem que modificar as estruturas viárias já implantadas para a construção de ciclovias é algo muito caro, mas implantar ciclo-faixas é tão simples quanto repintar as sinalizações horinzontais ao longo das vias. Além disso basta lançar também campanhas educativas e de incentivo ao uso das bicicletas no dia a dia.
Quem utiliza a bicicleta como meio de lazer ou esporte já tem seus espaços definidos, percursos habituais e até mesmo recebem um tratamento diferenciado por parte de vários motoristas, ao contrário daqueles que colocam a "magrela" na rua todo dia para irem ao trabalho ou escola. Em muitos casos esse é o único meio de transporte da família e diferente dos que estão a passeio, são quase sempre mal vistos no trânsito.
Projetos de ciclovias / ciclo-faixas, de verdade, já existem em Goiânia, aprovados na Câmara e na Prefeitura. Falta é vontade política para a implantação de algo que pode alterar e muito a vida de todos na cidade. Falta a participação do poder público no sentido de incentivar o funcionalismo a adotar a prática da bike. Falta o empresário facilitar para seus colaboradores o uso e guarda das bicicletas. Com o uso adequado da bicicleta teremos um trânsito menos tumultuado, uma cidade menos poluída e um povo mais saudável.
Não acredito que essa "ciclovia de fim de semana" vá mudar alguma coisa (a implantação vale para apenas o último domingo de cada mês até janeiro). Afinal o que irá alterar em apenas dois finais de semana?

Nilson Braz 28 nov, 2009
atleta de mountian bike e cicloativista
seriemapedal@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário