sábado, 5 de dezembro de 2009

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Brasil é por excelência o país da mestiçagem. Entre os negros-negros e os brancos-brancos, há uma vasta gama de tons de pele.
Ninguém quer ser negro no Brasil, entre o povo pobre, tem aqueles que dizem de boca cheia que não são negros; daí você olha para o cabelo é crespo, ou seja, afro; olha para o nariz é largo, outra característica de ser afro descendentes, olhamos para a pele da pessoa, é morena, já que no Brasil é raríssimo alguém branco ariano, você olha para os pais da pessoa, são negros ou morenos ou pardos, como queiram, pois negro é raça e não simplesmente a cor da pele.
No Brasil, é engraçado, muitos querem se parecer com os exploradores, europeus brancos, mais vivem como os explorados, africanos negros. O que falta á maioria da população, quer seja branca ou negra, é educação, é formação de uma consciência cidadã, conhecimento de nossa própria história, conhecimento da historia dos nossos antepassados, sabermos que vivemos em um país, onde a maioria absoluta da população é negra. afinal, nosso gene é dominante.
Deixemos de hipocrisia, temos que defender cotas para negros nas universidades sim, temos que defender o ENEM sim, temos que defender a terra dos nossos irmãos índios sim, defender a religiosidade dos nossos ancestrais negros sim; Enfim, promover a igualdade, seja de gênero, (masculino/feminino), raça, credo religioso, opção sexual, etc. Discriminação não.
Vivemos em uma cidade onde a religião, ou melhor o culto religioso é imposto, onde as áreas públicas ao “doadas” a uma só denominação religiosa, onde até a praça pública principal é de domínio de uma só pessoa (a Chica da Silva, se acha dona de uma praça, construída com o dinheiro do povo), como as senhoras de engenho de outrora.
E o povo inculto acha que sendo contra as cotas, sendo contra os índios, sendo contra os homossexuais, (ou alisando ou pintando de loiro o cabelo, como a Chica da Silva, da história), estarão se tornando “brancos.”
Eu tenho um conselho pra todos, parafraseando Karl Marx; “_ EXPLORADOS, UNI-VOS.” É forçoso reconhecer que a discriminação, , está do lado de cá, bem no meio de todo mundo, e é sempre doloroso encarar as próprias feridas. Se a sociedade não se escandaliza, não se mobiliza. Mas, afinal, quem é negro no Brasil? Todos os trabalhadores explorados, todos os índios massacrados e todas as mulheres violentadas, e ainda, todos os que tem o seu direito negado. _ CONSCIÊNCIA CRITICA Ó NEGROS!
Carmelita Gomes - carmelgomes@homtail.com
Senador Canedo - Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário